O Projeto

O Projeto Aracaju Acessível, idealizado pelo vereador Lucas Aribé, consiste na realização de eventos de conscientização sobre acessibilidade, na capital sergipana, durante a semana em que se comemora o Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro.

Melhores Momentos V Semana Aracaju Acessível

Galeria de fotos do evento Confira Mais Programação Imprensa

Carta aberta a Aracaju

2013 2014 2015 2016 2017

Outras Ações

Pedalando sem Barreiras

imagem caminhada 2017 da acessibilidade

A abertura da Semana Aracaju Acessível acontece com um passeio ciclístico que tem como proposta conhecer e vivenciar a cidade, observando e registrando através de fotos tudo aquilo que a caracteriza, com destaque para os aspectos: mobilidade, meio ambiente e acessibilidade.

 

Audiência Pública

imagem jogos cidadãos

A Audiência Pública é caracterizada por trazer a população aracajuana em conjunto com o poder público para discutir e refletir sobre o tema da Semana Aracaju Acessível. Nesse alinhamento de interesses são estimuladas ações de planejamento em torno do propósito maior que é fazer de Aracaju uma cidade sem barreiras.

Caminhada pela Acessibilidade

imagem caminhada 2017 da acessibilidade

Esta é uma ação permanente do mandato do vereador Lucas Aribé com sua Caravana da Acessibilidade. Na semana Aracaju Acessível é intensificada com a realização de observatório no qual se analisa as condições de utilização das calçadas, ruas, praças, edificações e transportes urbanos de Aracaju. O objetivo da Caminhada pela Acessibilidade é promover uma cidade acessível, onde cada cidadão possa exercer o direito de ir e vir.

Jogos Cidadãos

imagem jogos cidadãos

As atividades esportivas contam com as participações de atletas e paratletas, em diversas modalidades: Bodyboarding, Vôlei Sentado, Atletismo, Dominó, Xadrez, Tirolesa e outros. O evento reúne em média 200 participantes, com o objetivo de engajar famílias e pessoas com deficiência em grupos integrados. Com foco no espírito esportivo, ao final dos Jogos Cidadãos todos são homenageados.

Sessão Especial

imagem sessão especial

A Sessão Especial é um momento de debates e reflexões sobre o tema da Semana Aracaju Acessível. Na ocasião, pessoas com deficiência ocupam a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju e comentam sobre o seu cotidiano, conquistas e desafios na luta pela inclusão social.

Tribuna Livre

imagem tribuna livre

Todas as terças-feiras acontece na Câmara Municipal de Aracaju a Tribuna Livre, momento em que um representante de instituição, de órgão ou da sociedade civil ocupa a Tribuna para explanar sobre um tema de interesse público.

Missa em Ação de Graças

imagem missa em ação de graças

É celebrada uma missa em ação de graças pela realização da Semana Aracaju Acessível. A liturgia tem seu texto transcrito em Braille e letra ampliada, bem como tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O projeto

O Projeto Aracaju Acessível, idealizado pelo vereador Lucas Aribé, consiste na realização de eventos de conscientização sobre acessibilidade, na capital sergipana, durante a semana em que se comemora o Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro.

O Aracaju Acessível visa sensibilizar, mobilizar e instrumentalizar os cidadãos aracajuanos para a promoção da acessibilidade na locomoção, nas edificações, nos espaços e equipamentos de uso público, veículos de transporte coletivo, portais e endereços eletrônicos, priorizando a sadia convivência da diversidade humana.

Sabe-se que acessibilidade não se restringe às pessoas com deficiência, mas também às pessoas idosas, obesas, gestantes, com estatura muito baixa ou com mobilidade momentaneamente reduzida. Nesse sentido, o principal objetivo é estimular na sociedade aracajuana a reflexão do desafio diário enfrentado pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no exercício dos seus direitos.

O Projeto conta com o apoio e a participação de órgãos, empresas, instituições e da sociedade civil, para que, durante a Semana Aracaju Acessível, o maior número possível de cidadãos fale, ouça, comente e reflita sobre acessibilidade como o principal instrumento de promoção da inclusão social.

Na primeira edição do Projeto Aracaju Acessível, em 2013, o tema central foi "O direito de ir e vir". No ano seguinte, foram discutidas as “Práticas cidadãs de acessibilidade”. Em 2015, o tema abordado foi "O trabalho como instrumento de transformação social". Já em 2016 a discussão foi sobre “As inovações da Lei Brasileira da Inclusão. Neste ano, o tema abordado será "A vez do pedestre".

Na edição deste ano haverá o tradicional Passeio Ciclístico Pedalando Sem Barreiras, Sessão Especial e Tribuna Livre na Câmara de Vereadores, Audiência Pública, 2º Encontro Estadual da Rede de Leitura Inclusiva, Campanha Pratique cidadania! Deixe a calçada livre para o pedestre, Seminário, Jogos Cidadãos, Caminhada pela Acessibilidade e Missa em Ação de Graças, além de diversas oficinas, rodas de leitura, rodas de conversa e outras atividades.

Programação

Seguindo nosso principal objetivo de fazer de Aracaju uma cidade sem barreiras, somamo-nos às comemorações alusivas ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, executando a quinta edição da Semana Aracaju Acessível, que acontecerá no período de 17 a 24 de setembro e refletirá sobre o papel do pedestre na estruturação da cidade, destacando a necessidade de recuperação das calçadas e passeios públicos.

Para que possamos gerar em Aracaju uma consciência cidadã no sentido de compreender que as calçadas significam os verdadeiros espaços democráticos, devendo ser livres e acessíveis a todos que por elas transitam, realizamos, em parceria com instituições, órgãos públicos e toda a cidade, várias ações de cunho educativo e reflexivo, com o propósito de que durante esse período o maior número possível de aracajuanos fale, ouça, comente e reflita sobre acessibilidade como direito de todos os cidadãos.

  • 17/9

    Passeio Ciclístico Pedalando sem Barreiras, organizado pela Ong Ciclo Urbano, sendo a concentração a partir das 7h30 no Mirante da 13 de Julho e saída às 8 horas em direção à Orlinha do Bairro Industrial, com chegada prevista para às 10 horas. Em seguida os pedaleiros sairão a pé para realizar vivência no bairro com observatório daquilo que o caracteriza. Destaque para os aspectos: mobilidade, meio ambiente e acessibilidade.

    8h às 11h30

  • 18/9

    Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, com abordagem específica sobre calçadas de Aracaju - Câmara Municipal de Aracaju – Praça Fausto Cardoso, 74 - Centro.

    9h às 11h

  • 19/9

    II Audiência Pública Aracaju Acessível: A vez do pedestre – Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, onde será discutida a questão das calçadas de Aracaju, na perspectiva de estimular ações coletivas de construção e readequação das mesmas.

    14h30 às 17h

  • 20/9

    II Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe tendo como objetivo ampliar as oportunidades de acesso ao livro e a leitura para toda a diversidade humana. Será um dia inteiro de diálogo e vivências literárias inclusivas, além de visitas à Trilha da Inclusão e ao Jardim Sensorial instalados a céu aberto, ao redor do Mirante da 13 de Julho.

    8h às 17h

  • 21/9

    Campanha Pratique Cidadania: Deixe a Calçada Livre para o Pedestre – distribuição de panfleto temático nos semáforos, no centro comercial, nos shoppings, nas universidades, faculdades e escolas públicas e particulares da cidade, nas clínicas e hospitais, nos supermercados e nos bares e restaurantes de Aracaju.

    6h30 às 19h

  • 22/9

    IV Seminário Aracaju Acessível: A vez do Pedestre, no Auditório Padre Arnóbio Patrício de Melo da Unit /Farolândia, com palestras e debates sobre Calçadas de Aracaju; experiência de acessibilidade nas calçadas do Bairro Bugio e realização de intervenção urbana nesse bairro.

    8h às 17h

  • 23/9

    Jogos Cidadãos na AABB e no Bar e Restaurante Sollarium – Espaço Estrelas do Mar na Praia de Aruana, envolvendo esportes e jogos diversos como atletismo, bodyboard, xadrez, dama, dominó, baralho, tirolesa, tênis de mesa, judô etc

    8h às 12h

  • 24/9

    Caminhada pela Acessibilidade: Observatório de calçadas no Bairro Farolândia com concentração na Praça da Juventude no Augusto Franco, conduzida pela UFS. Na oportunidade será ministrada Aula Pública sobre calçadas acessíveis, utilizando como base a Calçada Itinerante da Faculdade Maurício de Nassau. Ainda nesse espaço acontecerá uma Escola Bike Anjo Entre Todos e será instalada estrutura de lazer infantil do SESC e de informações sobre acessibilidade arquitetônica.

    8h às 11h30

  • 24/9

    Missa em Ação de Graças pela realização da quinta edição do Projeto Aracaju Acessível na Catedral Metropolitana

    16h30

Mais informações: www.lucasaribe.com.br ou pelo telefone (79) 3222-0852 (com Ana Paula).

Download da Programação

 

 

Programação do II Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe: Um olhar acessível


Conheça abaixo a programação do II Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe: Um olhar acessível

Programação do II Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe: Um olhar acessível

 

 

Programação do V Seminário Aracaju Acessível: A Vez do Pedestre

Conheça abaixo a programação da V Seminário Aracaju Acessível:

Programação do V Seminário Aracaju Acessível

 

 

Oficinas que acontecerão durante a 5º Semana Aracaju Acessível

Conheça abaixo as oficinas que acontecerão durante a 5º Semana Aracaju Acessível

Oficinas que acontecerão durante a 5º Semana Aracaju Acessível

parceiros